A morte nos faz cair em seu alçapão, / É uma mão que nos agarra / E nunca mais nos solta. / A morte para todos faz capa escura, / E faz da terra uma toalha; / Sem distinção ela nos serve, / Põe os segredos a descoberto, / A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.
(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII. São Paulo : Ateliê Editorial / Editora Imaginário, 1996. 50, vv. 361-372)

VÍDEOS

Trailer do DOCUMENTÁRIO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO: "Um Museu a Céu Aberto". São Paulo (SP). Direção: Jefferson Cardoso. Ano 2003. Postado no You Tube em 17/07/2011.



 "Reportagem sobre a descoberta de ossada de antigo cemitério do século XIX em escola de Araraquara (SP)". Pedreiro encontra ossada em escola. Reportagem produzida pela Record News Paulista e enviado para o You Tube em 19/04/2011. Durante a reforma de uma escola em Araraquara um pedreiro teve uma surpresa. Ele encontrou uma ossada humana do século dezenove. A descoberta pode representar uma ajuda importante para a preservação da história da cidade.

 

"Projeto de Restauração do Cemitério dos Escravos de São José do Barreiro (SP)". Vídeo que mostra o histórico dessa luta do IPHR que vem desde 2006. Postado no You Tube por Ludmila Pena Fuzzi em 2010.


"Um olhar... A arte no silêncio". Vídeo sobre o livro homônimo de Clarissa Grassi. Um breve apanhado sobre o livro que trata das obras de arte no Cemitério Municipal São Francisco de Paula em Curitiba (PR). Acesse o site www.artenosilencio.com.br e saiba como adquiri-lo! Trilha sonora: Bernardo Grassi - Imagens e autoria do livro: Clarissa Grassi (2006).


VIDA e MORTE em Guarani d'Oeste (SP): Arte Tumular e História do Cemitério. Vídeo produzido por Marcos Polveiro Alves Junior como Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em História da Fundação Educacional de Fernandópolis-SP. Documentário sobre Cemitério (2009).


Os mistérios do Cemitério dos Anjos. Localizado em Pontal do Ipiranga, município de Linhares (ES). Reportagem de Douglas Camargo. Imagens de Gilson Vieira. Produzido pela TV Vitória (filiada da Rede Record) para o programa "Balanço Geral" em 2009.


WebTV - Cemitério São João Batista no Centro de Guarulhos (SP) recebe visita monitorada. O Arquivo histórico da secretária de cultura promove o passeio com o objetivo de fazer com o que o cidadão guarulhense conheça na prática a história da cidade. Prefeitura de Guarulhos - Comunicação. Acontece em Guarulhos (2009).


WebTV - Cemitérios de Guarulhos (SP) relembram personalidades que ajudaram a fazer a História da cidade. Prefeitura de Guarulhos - Comunicação. Acontece em Guarulhos (2008).

Um comentário:

  1. Opaa Noa Noite...
    Cara de um Historiador para outro...
    Fantástico seu blog... Fico feliz wue meu trabalho produzido ppde contribuir de alguma forma...
    Me procure no Face (Marcos Polveiro) adoraria conversar mais ctg sobre o assunto e aprender ctg...
    Grande abraço

    ResponderExcluir