
Aspecto do museu e parte do cemitério romano e paleocristão da antiga cidade de Tarraco (hoje Tarragona), na região da Catalunha, Espanha. Foto: Calafellvalo, 2007. Imagem disponível em: http://www.flickr.com/photos/calafellvalo/2141973538/in/set-72157603527216006/
Compilamos de alguns sites (todos devidamente citados) algumas informações e imagens de um dos maiores cemitérios romanos e paleocristãos existentes fora da península itálica. É realmente muito interessante e pouco divulgado. Como alguns sites não estavam em português contamos com a colaboração do Professor de Espanhol Rodrígo Frigerio Piva que prontamente nos fez as traduções. Espero que apreciem.
O cemitério paleocristão de Tarragona é um conjunto funerário da época tardo romana de meados do século III localizado fora da zona urbana, próximo do rio Francolí, que perdura até o século V. É o cemitério paleocristão mais importante do Mediterrâneo Ocidental. É uma das localizações do Lugar Patrimônio da Humanidade denominado Conjunto arqueológico de Tarraco, em concreto identificado com o código 875-008.



Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Cementerio_paleocristiano_de_Tarragona
Tarragona
Museu e Necrópolis Paleocristãos
Ritos funerários de Tarraco

O campo conta com mais de 2.000 túmulos que datam do século III.
Junto ao Museu Arqueológico de Tarragona se situa esta necrópolis, onde se conservam numerosas sepulturas de enterro paleocristãs. A origem do cemitério se encontra na segunda metade do século III. Posteriormente, os trabalhos de escavação puseram em evidência até 2.050 tumbas de tipologia diversa.

Fonte: http://www.spain.info/pt_BR/conoce/museo/tarragona/museo_y_necropolis_paleocristianos.html
Necrópolis romana. A cidade de Tarragona
Na parte oeste da cidade de Tarragona se encontra a Necrópolis Paleocristã, um cemitério romano e cristão dos séculos III e IV.

Entre 1923 e 1933 se realizaram umas escavações arqueológicas que encontraram a localização de um importante cemitério paleocristão em que se encontraram milhares de objetos e belos mosaicos. Esta necrópolis foi utilizada desde a época da Tarraco romana até o século VII. Se encontraram diferentes tipos de enterramentos, pagãos e cristãos. A maior parte destes achados pode ser vistos no Museu Arqueológico de Tarragona.
Foto destacando a recuperação do sarcófago de "Leocadius" durante as escavações coordenadas por Serra y Villar entre 1923 e 1933. Imagem disponível em:http://www.mnat.es/esp/mnat/necr/necr04.html
A filial do Museu Arqueológico Nacional de Tarragona, o Museu e as Necrópolis paleocristãs possuem objetos e obras de arte deste período. Podem-se visitar as instalações ao ar livre dos restos da necrópolis paleocristã. Destacam as coleções de ânforas e outros objetos cotidianos da vida da Tarraco romana e paleocristã.
Fonte: http://www.fotonostra.com/albums/catalunya/necropolis.htm

Mapa localizando Tarragona na região da Catalunha e Espanha. Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarragona
Tarragona é uma cidade de Espanha pertencente à comunidade autonómica da Catalunha. Situa-se a cerca de 100 km a sudoeste de Barcelona, e é capital da província com o mesmo nome.
É banhada pelo Mar Mediterrâneo. Tem grande tradição histórica cultural, é destino de muitos turistas, tanto por suas praias como por seu patrimônio histórico e artístico. Está junto a outros doze lugares espanhóis que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarragona
Outros links sobre o cemitério paleocristão de Tarragona:
http://www.fotoaleph.com/Colecciones/Tarragona/Tarragona-texto.html#Tarragona
http://www.masmuseos.com/museos/Tarragona
http://www.mnat.es/esp/mnat/necr/index.html
http://www.tarragona.ws/tarragona/monumentos/monumentos.html
Sólo es visitable la parte exterior,la parte cubierta no,pero hay una exposición permanente con audiovisuales.Muy buen trabajo.
ResponderExcluir