A morte nos faz cair em seu alçapão, / É uma mão que nos agarra / E nunca mais nos solta. / A morte para todos faz capa escura, / E faz da terra uma toalha; / Sem distinção ela nos serve, / Põe os segredos a descoberto, / A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.
(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII. São Paulo : Ateliê Editorial / Editora Imaginário, 1996. 50, vv. 361-372)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Inglaterra: Cemitério medieval é descoberto sob Universidade de Cambridge

Mais de 400 esqueletos completos foram enterrados entre os séculos 13 e 15; ossadas e objetos pessoais seriam de pacientes de hospital.


Mais de 400 esqueletos foram encontrados (Foto: Craig Cessford) Disponível no site: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/cemiterio-medieval-e-descoberto-sob-universidade-de-cambridge.html

Da BBC Brasil. Publicado no site do G1- Ciência e Saúde (http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/cemiterio-medieval-e-descoberto-sob-universidade-de-cambridge.html) Postado em 01/04/2015 12h08 - Atualizado e 01/04/2015 12h08


Arqueólogos disseram ter encontrado, enterrado sob a Universidade de Cambridge, um dos maiores cemitérios medievais hospitalares da Inglaterra.

Mais de 400 esqueletos completos foram encontrados, com partes de cerca de mil corpos, embaixo do prédio de uma das faculdades de Cambridge, o St John's College.

O cemitério foi localizado entre 2010 e 2012, mas imagens dos esqueletos só foram divulgadas agora.

Os restos mortais datam dos séculos 13 e 15. Os corpos são de pacientes do hospital St John the Evangelist.

Forma como corpos foram encontrados sugere que pacientes eram pobres (Foto: Craig Cessford) Disponível no site: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/cemiterio-medieval-e-descoberto-sob-universidade-de-cambridge.html

Sem caixões

A escavação feita sob a faculdade foi conduzida por Craig Cessford, do departamento de arqueologia e antropologia da universidade, e uma equipe da Unidade de Arqueologia de Cambridge.

Cessford descreveu o cemitério como "um dos maiores conjuntos medievais arqueológicos de ossos hospitalares das Ilhas Britânicas".

A maioria dos corpos foi enterrada em fileiras bem desenhadas entre caminhos de cascalho. Sementes de plantas com flores sugerem que o local era semelhante aos cemitérios de hoje, segundo Cessford.

No entanto, a maioria das pessoas foram enterradas sem caixões e muitos não foram cobertos, sugerindo que o cemitério foi usado principalmente para pobres.

Entre os poucos objetos funerários encontrados estavam jóias ou alguns bens pessoais.

Especulou-se que o cemitério estava ligado à Peste Negra, mas a equipe de Cessford não encontrou nenhum sinal da doença quando os esqueletos foram analisados.

Os restos serão armazenados pela Unidade de Arqueologia de Cambridge, o que permitirá que sejam feitas mais pesquisas no futuro.


Um comentário:

  1. Boa noite Rogério F. D. Piva, como vai?

    Entro em contato a fim de notificá-lo de que o Museu de Arte Sacra de São Paulo, MAS-SP, realizará a palestra "Iconografias e Simbolismos na Arte Tumular" em 6/08 ás 14h.

    Logo, dada a temática, penso que seria interessante noticiar esse evento no seu blog.

    O link para a palestra é o seguinte: http://www.museuartesacra.org.br/pt/acontece/show/palestra--iconografias-e-simbolismos-na-arte-tumular


    Atenciosamente,

    Luiz Fernando P. Sampaio.

    ResponderExcluir