A morte nos faz cair em seu alçapão, / É uma mão que nos agarra / E nunca mais nos solta. / A morte para todos faz capa escura, / E faz da terra uma toalha; / Sem distinção ela nos serve, / Põe os segredos a descoberto, / A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.
(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII. São Paulo : Ateliê Editorial / Editora Imaginário, 1996. 50, vv. 361-372)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Linhares (ES): Os mistérios do “Cemitério Morro dos Anjos” no balneário de Pontal do Ipiranga

Cemitério de crianças, localizado em meio à vegetação, em uma duna da restinga do balneário, recebe sepultamentos desde 1915.


"Portão" de entrada do Cemitério Morro dos Anjos em Pontal do Ipiranga, Linhares (ES). Imagem disponível em: http://www.pontaldoipiranga.fozdoriodoce.com.br/fotos.asp?id=22

O balneário de Pontal do Ipiranga localiza-se no norte do estado do Espírito Santo e fica a 53 km a leste da cidade de Linhares da qual é distrito.
Apesar da ocupação urbana no Pontal ser recente (iniciada por volta de 1982), a presença de moradores na região é bem mais antiga.

Segundo o artesão Victor Roque Pancieri, autor da foto acima: "O ritual é feito pela praia e geralmente são outras crianças que levam o caixão e a cruz até o local (...)". Imagem disponível em: http://seminariandocomarte.blogspot.com/2009/06/atividade-12-cultura-local_30.html

O singular e curioso CEMITÉRIO MORRO DOS ANJOS surgiu por volta de 1915 quando ali, na mais alta duna da restinga, foi enterrada uma criança do sexo masculino, filho de Francisca e Manoel Januário. Desde então, o local passou a ser utilizado para sepultamento de crianças ou “inocentes” como se costuma dizer. São crianças que nasceram mortas ou morreram nos primeiros meses ou anos de vida, e que não teriam sido batizadas, os “anjinhos”.

Crianças visitando o Cemitério Morro dos Anjos. Foto de Victor Roque Pancieri, 2009. Imagem disponível em: http://seminariandocomarte.blogspot.com/2009/06/atividade-12-cultura-local_30.html

Ainda hoje ocorrem sepultamentos no local que é demarcado com dezenas de cruzes que identificam as sepulturas dos “anjos” que já seriam mais de uma centena. E, como é natural nesses casos, o local também possui inúmeras lendas e mistérios que vão desde uma igreja desaparecida a várias “visagens” das alminhas penadas.

Por tudo isso e pela sua beleza singular, completamente integrado à vegetação de restinga, o CEMITÉRIO MORRO DOS ANJOS é um dos mais curiosos no norte do estado do Espírito Santo.

Vista do Cemitério dos Anjos em meio a vegetação de restinga. Foto Victor Roque Pancieri, 2009. Imagem disponível em: http://seminariandocomarte.blogspot.com/2009/06/atividade-12-cultura-local_30.html

Chamo a atenção para assistirem a reportagem no link abaixo, produzida em 2009, pelo repórter Douglas Camargo para o programa Balanço Geral da TV Vitória – afiliada da Rede Record no estado do Espírito Santo.

http://www.youtube.com/watch?v=zX3vO_ma594&feature=player_embedded

Veja também:

http://seminariandocomarte.blogspot.com/2009/06/atividade-12-cultura-local_30.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário