A morte nos faz cair em seu alçapão, / É uma mão que nos agarra / E nunca mais nos solta. / A morte para todos faz capa escura, / E faz da terra uma toalha; / Sem distinção ela nos serve, / Põe os segredos a descoberto, / A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.
(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII. São Paulo : Ateliê Editorial / Editora Imaginário, 1996. 50, vv. 361-372)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Votuporanga (SP): Museu realiza estudos sobre cemitérios históricos

Apesar de ser uma reportagem de 2006 achei interessante pela iniciativa, infelizmente não sei se ainda foi alcançada conforme pude constatar no site oficial do município.
Cemitério Hitórico da Vila Carvalho. Foto: André Villar, 2007. Imagem disponível em 26/01/2011 no site: http://www.panoramio.com/photo/5613703

Artigo publicado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Votuporanga em 13/12/2006 às 08:10:00 na Seção Geral do Portal de Notícias: http://www.regiaonoroeste.com/portal/home.php

A equipe do Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”, de Votuporanga, está realizando estudos sobre os vários cemitérios desativados na região. O levantamento teve início no ano passado e busca contribuir para a preservação da identidade cultural e da história de desenvolvimento local.

Estudos já foram realizados na Estrada de Rodagem Porto do Tabuado, conhecida como Estrada Boiadeira (1889 – 1950). A via foi uma das principais rotas para o crescimento da região do Noroeste Paulista até o antigo estado do Mato Grosso (atualmente Mato Grosso do Sul).

De acordo com o Encarregado do Setor de Museus e Patrimônios Históricos e Coordenador do Mapeamento, Evandro Júnior, a região de Votuporanga conta com oito cemitérios desativados, localizados em São João das Duas Pontes, Santo Antonio do Viradouro, Vila Aparecida, Valentim Gentil, Vila Carvalho, Córrego da Prata, Bairro do Carrilho e do Córrego do Bonito. Muitos desses pontos de sepultamento estão localizados em propriedades privadas. A equipe explica que em todos os casos, as características arquitetônicas são as mesmas: cercado com estacas de aroeira e um cruzeiro de madeira ao centro. Também constatamos uma divisão social que enterrou de um lado os indigentes ou proletariados em covas com pouca ou nenhuma identificação, do outro, famílias nobres com sepulturas de luxo em locais privilegiados geograficamente.

Evandro Jr. destaca ainda a riqueza histórica do cemitério da Vila Carvalho, de Votuporanga. “No local, está enterrado um dos primeiros compradores de terras da região na década de 20. O Coronel Felício José de Carvalho adquiriu parte da extensa fazenda Santo Antônio do Viradouro. Também estão sepultados poceiros, carroceiros e parentes de moradores da referida vila, que conforme data informada no cruzeiro, é de 1925”, explicou.

Aspecto de Vila Carvalho. "Esta é a vila mais antiga do município de Votuporanga, que existe antes mesmo da própria sede do município". Foto: Votupa [sem data]. Imagem disponível em 26/01/2011 no site: http://www.panoramio.com/photo/39107613

Cemitério Vila Carvalho

Buscando resgatar toda a história que envolve o cemitério da Vila Carvalho, o Setor de Museus e Patrimônios Históricos juntamente com a Secretaria da Educação e Cultura vem desenvolvendo um minucioso trabalho de preservação do espaço. Está em andamento, o projeto de nome “Revitalização do Histórico Cemitério Boiadeiro da Vila Carvalho” seguindo padrões do DPRN (Departamento de Recursos Naturais), Polícia Ambiental e profissionais da área.

Pelo trabalho, estão previstas: estaqueamento da velha cerca de aroeira por uma madeira semelhante, reconstrução do cruzeiro de aroeira, bosqueamento e conservação das 32 sepulturas ainda visíveis, limpeza em volta das sepulturas em um raio de 50 cm de diâmetro, reconstituição dos túmulos que ainda estão visíveis, construção de uma entrada para facilitar o acesso dos visitantes valorizando o local histórico, catalogação das espécies da fauna e flora que se formaram no cemitério, conscientização dos moradores da Vila Carvalho em zelar o seu importante Patrimônio Histórico, incentivar roteiro histórico, turístico e natural e entender como era o processo funerário no inicio do povoamento de nossa região.

O cemitério está localizado na rodovia Péricles Beline, à 7 Km, de Votuporanga, na estrada boiadeira Vila Carvalho, as margens da Estrada Boiadeira do Taboado, próximo ao Córrego Cachoeira.


Segundo o site oficial da Prefeitura de Votuporanga, no link da Secretaria de Educação Cultura e Turismo, setor Museu Municipal "Edward Coruripe Costa" existe (2011) um projeto desenvolvido pelo museu denominado "Estratégias de Conservação ao Cemitério Histórico de Vila Carvalho - Estão sendo levantados todos os trâmites legais para que aconteça a revitalização do cemitério da Vila Carvalho. Foi elaborada uma proposta de revitalização para o local preservando sua originalidade e as espécies nativas que se desenvolveram no local."
Confira no link: