A morte nos faz cair em seu alçapão, / É uma mão que nos agarra / E nunca mais nos solta. / A morte para todos faz capa escura, / E faz da terra uma toalha; / Sem distinção ela nos serve, / Põe os segredos a descoberto, / A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.
(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII. São Paulo : Ateliê Editorial / Editora Imaginário, 1996. 50, vv. 361-372)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Baía Formosa (RN): Corpos são transferidos de cemitério histórico

Emoção. Esse foi o sentimento que marcou a cerimônia de remoção dos restos mortais dos 170 corpos que estavam enterrados no cemitério de Baía Formosa, na manhã de ontem. Dezenas de famílias compareceram ao local para prestar homenagem aos seus entes queridos, muitos deles falecidos e enterrados há mais de um século.

O local funcionava como cemitério desde 1612 e abrigou sepultamentos dos que faleceram na região até 1980. A área de 20,5 hectares, adquirida em 2004, também contempla o Cemitério da Praia. (Foto: Júnior Santos/ Tribuna do Norte/ AE). Imagem disponível em: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/09/caixoes-sao-transferidos-apos-desativacao-de-cemiterio-no-rn.html
Da seção de notícias do jornal Tribuna do Norte, de Natal, no Rio Grande do Norte, artigo publicado em 19/09/2010 às 00:00. Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br

Segundo populares, o Cemitério da Praia de Santa Cruz das Areias foi construído logo após a fundação da vila de pescadores, em 1612. Os funerais eram realizados próximos a praia. Era preciso esperar que a maré baixasse para dá passagem ao cortejo. Como não havia caixões, os corpos eram levados e transportados em redes.

“Estou muito emocionada porque o corpo do meu tio estava enterrado aqui. Já faz tanto tempo que nem sei mais onde local exato do sepultamento. Como não encontrei as ossadas vou levar um pouco de areia do cemitério para representar o corpo dele que foi um homem tão bom”, disse a aposentada Maria Duarte Ribeiro, de 68 anos.

Desocupação do cemitério da praia de Santa Cruz das Areias, em Baía Formosa. (Foto: Júnior Santos/ Tribuna do Norte/ AE). Imagem disponível em:http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/comeca-remocao-de-corpos-do-cemiterio-de-baia-formosa/160076

Um ato ecumênico, celebrado por um pastor da Assembleia de Deus e por um padre da Igreja Católica marcou o início da remoção dos restos mortais.

“Tenho um irmão e um avô enterrado aqui e o sonho da minha mãe era poder levá-los para outro cemitério porque esse é muito distante da cidade e com o acesso ruim. Nós não tínhamos condições de para por isso, da uma vez que soube custava uns R$100,00. Hoje eu estou muito feliz por está realizando o sonho da minha mãe, que também já morreu”, disse a funcionária pública Márcia Regina da Costa.

A remoção dos restos mortais foi autorizada depois de uma longa tramitação, que começou em 2004 quando o então prefeito vendeu um terreno de 20,5 hectares, onde está localizado o cemitério, para o grupo B.F Investimentos Turísticos e Imobiliários LTDA.

Em 2005 foi autorizada a desocupação do terreno, mas não foi possível em virtude de problemas administrativos.

No ano passado durante uma audiência pública, as famílias autorizaram a retiradas dos restos mortais de seus parentes. A nova morada dos 170 mortos -enterrados até 1980 quando foi proibido o sepultamento no antigo cemitério – é o Cemitério Parque construído pela Prefeitura de Baía Formosa.


O Cemitério da Praia Santa Cruz das Areias, em Baia Formosa, no Rio Grande do Norte, precisou ser desativado neste sábado (18/09) por conta da reinvidicação de novos proprietários. No total, ossos de 170 túmulos são transferidos para o Cemitério Jardim. (Foto: Júnior Santos/ Tribuna do Norte/ AE) Imagem disponível em: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/09/caixoes-sao-transferidos-apos-desativacao-de-cemiterio-no-rn.html

“Cada uma das famílias receberam um jazigo com duas gavetas cada um. O cemitério tem capacidade para mais de 170 corpos. A Prefeitura gastou cerca de R$70 mil e o grupo português também ajudou na construção”, disse o prefeito Nivaldo Melo.

Fonte:http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/corpos-sao-transferidos-de-cemiterio-historico/160115

Veja também:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/09/caixoes-sao-transferidos-apos-desativacao-de-cemiterio-no-rn.html

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/comeca-remocao-de-corpos-do-cemiterio-de-baia-formosa/160076

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/desocupacao-do-antigo-cemiterio-sera-hoje/160023

http://blog.tribunadonorte.com.br/eturismo/terreno-de-cemiterio-em-baia-formosa-vai-virar-empreendimento-turistico/51512

Nenhum comentário:

Postar um comentário