A morte nos faz cair em seu alçapão, / É uma mão que nos agarra / E nunca mais nos solta. / A morte para todos faz capa escura, / E faz da terra uma toalha; / Sem distinção ela nos serve, / Põe os segredos a descoberto, / A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.
(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII. São Paulo : Ateliê Editorial / Editora Imaginário, 1996. 50, vv. 361-372)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

México - Descobertos cemitérios indígenas de povos que escaparam da colonização espanhola

Os restos humanos encontrados em grutas da serra Tarahumara de Chihuahua, norte do México, da etnia tubares, datados entre os séculos XVI e XVII. Imagem disponível no blog:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/canais/noticias/2010/02/06/descobertos_cemiterios_indigenas_de_povos_que_escaparam_da_colonizacao_espanhola_63346.php em 08/02/2010.


Da Agência France Press. Postado por Verônica Falcão no blog “CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE” do “JC ONLINE” às 07:03 em 06/02/2010.


Restos humanos, casas e túmulos, alguns com mais de mil anos de antiguidade, foram encontrados em grutas da serra Tarahumara de Chihuahua, norte do México, informou esta semana o Instituto de Antropologia e História. "Mais de dez sítios de caráter habitacional e funerário foram localizados no interior dessas cavernas de pouca profundidade em Barranca de la Sinforosa, Chihuahua", segundo um comunicado.

As construções, de terra e pedra, possuem dormitórios, celeiros e armazéns. Alguns túmulos continham restos de corpos "envoltos em mantas de fibras vegetais, amarrados com cordas e agulhas de madeira, ao lado de oferendas, compostas por artefatos de cerâmica", diz a nota.


Construções de terra e pedra em grutas da serra Tarahumara de Chihuahua, norte do México. Imagem disponível no blog:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/canais/noticias/2010/02/06/descobertos_cemiterios_indigenas_de_povos_que_escaparam_da_colonizacao_espanhola_63346.php em 08/02/2010.

Entre esses restos humanos, estavam duas crianças, cinco adolescentes e seis adultos, datando dos séculos XVI ou XVII, correspondendo a uma etnia indígena - os tubares, que teriam se escondido na serra Tarahumara, para evitar ser evangelizados pelos espanhóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário